sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Festival Gastronômico



Sugestão de slogans: *** SABOR VERÃO MALAGUETA ***

"Planeta Malagueta"
"Dedo de Moça Malagueta"
"Doce Malagueta Ardida"
"Sabor Malagueta"



Equipe:

Magely Dias; magelydias@hotmail.com
Maria Cristina;
Aline; alininha_r.carvalho@hotmail.com
Fernanda Melka de Oliveira; fe_melka@yahoo.com.br / fe_milka@yahoo.com.br
Vanessa; vanessaphs@yahoo.com.br
Raquel; quelshine@hotmail.com

Data / horário:
Local:

Tema / Slogan: *** SABORES NA ALDEIA GLOBAL ***



Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho. (James Greene )

Você não está aqui por engano.

Confraternização e Atividade Cultural


Equipe:

Raphael Dias; showdebola04@uol.com.br
Fernando Ferreira; fvspe@hotmail.com
Erick; erick.cobain@hotmail.com
Josiana; jgoncalves@ung.br
Irene Ricardo; irene.1981@terra.com.br
Noemi Almeida; noemi_almeida1310@yahoo.com.br / ursinhomel@hotmail.com
Jaqueline Aparecida; jack_bjp@hotmail.com

CONFRATERNIZAÇÃO: TEMA - "FESTA DO HAVAÍ"

Data / horário:
Local:

Material de apoio / operacional:

Orçamento Previsto:

ATIVIDADE CULTURAL: "Balé das Meninas Cegas" ou "Tango eletrônico"

Data / Horário:
Local:

Material de apoio / operacional:

Orçamento Previsto:

ATIVIDADE BENEFICIENTE: "DOUTORES TURISMÓLOGOS"

Tipo de Arrecadação / doações: BRINQUEDOS

Local de recepção:

Entidades beneficiadas:

- Orfanato Vila Barros
- Orfanato

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cordeirópolis - SP, Fazenda Ibicaba


UNG - Curso de História & Turismo
Profas. Célia, Dolores e Vanessa

Data: 20 de setembro (sábado)

Valor da viagem: R$ 60,00 (Pagar até 08 de setembro)
Curso de História – Profa. Célia
Curso de Turismo – Laboratório de Turismo

Saída: 07h45 – Saída Campus UNG Dutra
08h – Saída Campus UNG Centro
Chegada: 16h30 (prevista) Campus UNG Dutra

A Fazenda Ibicaba conserva um importante conjunto arquitetônico representativo do ciclo do café, formado pela sede centenária, a capela,
a senzala, a tulha, os terreiros e aquedutos construídos pelos escravos.



* Visita com monitoria

* Cada aluno deve levar um prato de doce/salgado e bebida (refrigerante/ água/suco) para o piquenique no almoço

Obs.: posteriormente faremos a divisão dos pratos e bebidas)

XII Semana de Turismo, Fundos...



Caros colegas

Estamos arrecadando dinheiro para a semana de Turismo a Rose está vendento um MP4 e a Solange está vendendo bolo.

Como bem sabemos ainda não será o suficiente e teremos que ver outras formas de arrecadar dinheiro.

José Perez

XII - Semana de Turismo - Fundos...

Mairiporã

Mairiporã é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo. A população estimada em 2009 era de 79.155 habitantes e a área é de 321,5 km², o que resulta numa densidade demográfica de 233,4 hab/km².

Centro de Mairiporã com destaque para a Igreja Matriz com o Pico do Olho D'água ao fundo

Mairiporã, região próxima ao centro formada por bairros residenciais na estrada do Rio Acima.
Em sua evolução, a área de Mairiporã, inicialmente chamada de Juqueri (Planta leguminosa conhecida como Dormideira), se configurou à maneira de outros núcleos de povoamento ao redor da Vila de São Paulo, servindo como proteção desta e ponto de apoio às rotas de ligação com o sertão interior. O povoado surgiu em fins do século XVI ou meados do século XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro, erguida por Antonio de Souza Del Mundo. Ao redor da Capela, e funcionando como apoio elementar de serviço às atividades rurais, originalmente exclusivas na área, surgiu um núcleo dotado de interessante traçado e capacidade de adaptação ao sítio pouco favorável de sua implantação. Inseriu-se inicialmente na área de domínio administrativo de São Paulo e posteriormente a de Guarulhos. Em 1696 o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri, palavra tupi que designa uma planta leguminosa, conhecida também como dormideira. No ano de 1783 passou a ser paróquia; a capela transformou-se em igreja e passou por diversas modificações (1841, década de 40 e 1982). A última reforma descaracterizou o antigo templo, conservando apenas a torre. A Vila de Juqueri adentrou o século XVIII como fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação. Não prosperou como outras localidades inseridas nas regiões das lavras de ouro e pedras preciosas, caracterizando-se como pouso de tropeiros que faziam o abastecimento das Geraes.
Em 1769, a Câmara paulistana determinou a abertura de uma estrada entre Juqueri e São Paulo. O "Caminho de Juqueri" transformou-se mais tarde na Estrada Velha de Bragança. Antes Distrito da Capital (1874 a 1880) e de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos (1881 a 1888), Juqueri passou a ser município por meio da Lei Provincial nº 67, de 27mar1889. Um ano antes da emancipação, a São Paulo Railway (Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) construiu a Estação do Juqueri. Em 1898, o Governo do Estado inaugurou o Hospital-colônia de Juqueri para doentes mentais, dirigido pelo médico Franco da Rocha. A associação do nome de Juqueri ao hospital, causando confusão na entrega de correspondências e desconforto entre os juquerienses, criou um movimento para mudar o nome do município. Em 1948 o prefeito Bento de Oliveira solicitou à Assembléia Legislativa autorização para a mudança. Na ocasião, o deputado Ulisses Guimarães apoiou o pedido e pronunciou a célebre frase: Juqueri, terra de loucos. Loucos por cidadania
Tupi: mairy’poranga
mairy: vila, cidade (nome dado pelos tupis ao agrupamento dos franceses (mairy’reya)+ poranga: bonito). Vila Bonita, ou como é popularmente conhecida, Aldeia Pitoresca.

Centro de Mairiporã com a Serra do Juqueri ao fundo.


Mairiporã é uma cidade localizada na serra da Cantareira, ao norte da cidade de São Paulo, e isso lhe proporciona uma posição privilegiada, sendo roteiro de turistas que procuram lugares ligados diretamente com a natureza e tranqüilidade. Os principais pontos turísticos de Mairiporã incluem:
Pico do Olho D'água
Muito procurado para contemplação por suas extensas paisagens, voo livre, pic nics e trilhas de downhill, tem esse nome pelos veios de água que brotam da serra, também é chamado de Morro do Juqueri e é tombado pelo Condephaat. Atualmente existe um projeto que pretende ligar o Pico à rotatória de entrada da cidade através de um teleférico que passaria sobre a Rodovia Fernão Dias.

Cruzeiro
Localizado na estrada para o Pico é um símbolo da religiosidade do povo, possui bela vista panorâmica do centro da cidade.

Represa Paulo de Paiva Castro
Tem seu início no centro de Mairiporã, estendendo-se por 10 km até ultrapassar o limite municipal com Franco da Rocha. Represa integrante do sistema Cantareira de abastecimento, é responsável por proporcionar água para mais da metade da população da grande São Paulo. Possui muitas paisagens cênicas e é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva e amadora.

Pedreira DIB
Parte de um complexo que inclui também um restaurante, a pedreira foi desativada pois durante a mineração houve o estouro de um veio de água que obrigou o abandono do local. Usada para diversão nos finais de semana e gravação de comérciais, a paisagem formada pelas rochas continua atraindo visitantes, muitos interessados em praticar o Rapel em seus paredões.

Rio Juqueri e Sete Quedas
O Caminho do rio Juqueri entre Nazaré Paulista e a represa Paiva Castro também tem interesse turístico, o rio corta a região conhecida como Rio Acima e possui corredeiras ideais para o bóiacross, suas margens formam belos circuitos para se fazer a pé ou de bicicleta. Durante o caminho do rio forma-se uma pequena represa que desagua na cachoeira artificial das Sete Quedas, local administrado pela SABESP voltado para a contemplação da queda d'água. Os acessos são de terra, o entorno mostra áreas gramadas e pouco arborizadas. Banhistas o freqüentam nos fins de semana e feriados de sol e calor. Local inadequado para banho público, em face das águas revoltas e falta de segurança e infra-estrutura receptiva. Devido a quantidade de chácaras e sítios, Mairiporã destaca-se também no turísmo rural, com a existência de haras, pousadas, acampamentos de férias e clubes de campo. Em Mairiporã fica também um espaço dedicado para a obra de Monteiro Lobato, o chamado Sítio do Pica Pau Amarelo foi licenciado pela Globo Marcas e é um local voltado para a visitação agendada por grupos.

O centro de Mairiporã é repleto de lojas, bares e restaurantes proporcinando opções de lazer e compra. Na área central podemos destacar também a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro(Principal igreja da cidade) e o Dique artificial que separa o centro do leito do Rio Juqueri e passa pelo Espaço Viário Mario Covas(área usada para estacionamento, recreação, feiras e eventos) e o Bosque da Amizade onde a população pratica recreação, pesca amadora e caminhadas.
Mairiporã possui grande quantidade de hotéis e pousadas, inclusive hotéis de luxo. A cidade também é famosa por suas trilhas para downhill, as principais são a trilha do Saracura com acesso pela Estrada da Bucólica e a Trilha dos Macacos com cachoeiras com acesso na Estrada da Roseira, no alto da serra da Cantareira.

Os principais eventos incluem o aniversário da cidade (27 de março), carnaval de rua, festa da primavera, romaria das águas, cavalgada, Eco Fest Adventure, tapete de Corpus Christi, festa de Nossa Senhora do Desterro, festa de Bom Jesus da Pedra Fria no distrito de Terra Preta, feira de produtos orgânicos, procissão de veículos no dia de São Cristovão, encontro nacional de motociclistas e outros pequenos eventos organizados ao longo do ano relacionados ou não com as paróquias e associações municipais, alguns eventos incluem também etapas de competições como as do Navega São Paulo e de campeonatos como Campeonato Paulista de Triathlon.

Com a inauguração do Centro Educacional, e logo após ter se apresentado muito bem no recente Salão São Paulo de Turismo, a cidade de Mairiporã está mostrando o seu trabalho eficiente através da sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente com a local Associação de Desenvolvimento Turístico. Os últimos dias de julho foram reservados para a Semana das Artes, evento dirigido a educadores de escolas públicas e privadas, mas também aberto para o público em geral.

A cidade também quer mostrar a sua Cachoeira do Capim Branco, o Pico Olho d”Água, o Espaço Cultural Mário Covas, as Sete Quedas e, claro, o Alambique Belarmino. Mairiporã está a apenas 40 km da capital, às margens da Rodovia Fernão Dias. A cidade ainda oferece uma variada gastronomia. Visite Mairiporã!

Programa de Bolsas - extensão


A Tia Amparo era uma mulher de 93 anos, que estava particularmente afetada pela morte recente de seu marido.

Ela decidiu suicidar-se e juntar-se a ele no além. Pensando que o melhor para ela seria acabar rápido com o assunto, foi buscar a velha pistola do exército que pertencera ao seu marido e tomou a decisão de disparar um tiro no coração, já que estava destroçada pela dor da sua perda.
Não querendo falhar o tiro num órgão vital e tornar-se num vegetal e num fardo para os seus familiares, telefonou ao seu médico de família para lhe perguntar onde ficava exatamente o seu coração.

O médico respondeu-lhe:
- "Dona Amparo, que pergunta?!... O seu coração está exatamente debaixo do seu seio esquerdo"

E foi assim que a querida tia Amparo... deu cabo do joelho!

Casa Gourmet

Oito Erros na Cozinha

1°erro: Lavar as carnes debaixo da torneira.
Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada.
Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

2°erro: Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.
O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja. Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente. O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.

3°erro: Usar tábua de carne de madeira.
Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico ou vidro.

4°erro: Sobre guardar comida quente na geladeira.
Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa... Não há erro em guardar comida quente na geladeira. O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.

Porém...

5°erro: Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.
O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas você pode fechar.

6°erro: Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.
As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinhos, um de cada lado.
Sai leite condensado por um lado mas, pelo outro, entra uma porção de bactérias.
Abra a lata inteira e passe o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro. Sirva sempre com uma colher; depois tampe e guarde na geladeira.

7°erro: Ignorar as formigas.
Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas. Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria pergunta: E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É, né?...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata. Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.


8°erro: Soprar velinhas do bolo de aniversário.
Este é um péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Essas bactérias produzem uma toxina que podem ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vomito e mal-estar. Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.


Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria

Corrigir velhos hábitos pode ser muito mais difícil do que aprender - do começo - a forma correta de fazer as coisas. Mas quando o assunto é evitar a proliferação de bactérias, todos os cuidados são necessários.

É preciso jogar no lixo muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida para vencer as batalhas diárias contra aqueles seres minúsculos e tão prejudiciais à saúde.

Desde criança, aprendemos a colocar ovos na porta da geladeira, até porque os eletrodomésticos vêm de fábrica programados com essa função. No entanto, é um erro dos mais graves, porque o balanço da porta e a pouca refrigeração favorecem a deterioração do produto e o ovo vira uma estufa para a criação das terríveis salmonelas, bactérias responsáveis por boa parte das intoxicações alimentares.

O professor Roberto Figueiredo, bioquímico especializado no combate às bactérias, conhecido nacionalmente como Dr. Bactéria, proferiu uma palestra e desmistificou a maioria dos maus hábitos das pessoas.

Você lava carne? Pois isso é muito errado, porque a água contribui para facilitar a entrada das bactérias”, informou à platéia.

Para ilustrar as verdades que estava transmitindo para o público, Dr. Bactéria mostrou dados preocupantes. Em todo o mundo, 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos adoecem de diarréia por ano, o que gera três milhões de mortes, das quais 70% são causadas por manipulação errada de alimentos. “Isso demonstra total ignorância frente às bactérias novas”.

O bioquímico condena hábitos diários das donas-de-casa, como arear panela(não se deve lustrá-la por dentro, para não soltar alumínio), armazenar o frasco de vinagre fora da geladeira, usar lixeirinha de pia, usar pregadores de roupa para fechar saquinhos de alimentos, guardar pedaços de legumes ou de frutas na porta da geladeira e guardar cola na geladeira. “Não se pode armazenar alimentos com produtos químicos”.

Para se ver livre das bactérias, os cuidados com a pia devem ser redobrados.

A esponja de lavar louças deve ser lavada e desinfetada diariamente e trocada semanalmente. Dr. Bactéria não falou sobre os possíveis riscos de contaminação do tradicional pano de coar café, tão comum no Nordeste, e do pano de prato. Mas levando em consideração tudo o que ele disse, mantê-los limpos é a melhor saída. Professor Roberto apresenta verdadeiros desafios para o senso comum.

Segundo ele, deve-se consumir leite pasteurizado sempre, mas o líquido jamais deve ser fervido em casa. O produto deve ser aquecido a 80 graus C no máximo (cerca de quatro minutos) para que as propriedades nutricionais sejam mantidas. Outra “esquisitice” apresentada é com relação à forma de armazenar os alimentos recém-preparados.

Sabe aquele gesto gentil da mamãe em guardar o pratinho do filho no forno? Dr. Bactéria diz que isso é oferecer um prato de veneno. “As pessoas passam mal porque comem comida contaminada, não estragada. O risco é ainda maior porque o alimento não apresenta sinais de contaminação e as pessoas comem mesmo”.

Ele explicou que os alimentos perecíveis devem ser mantidos fora da geladeira por no máximo duas horas. Se ainda estiverem quentes, devem ser levados destampados para refrigeração para que o ar frio circule. “Depois, podem ser tampados normalmente”.

O produto quente não compromete o funcionamento do eletrodoméstico, só faz aumentar o consumo de energia. “Mas eu prefiro pagar mais caro a conta do que pagar com minha saúde”.
Enfim, são muitos cuidados que devemos tomar. Alguns são quase impraticáveis, outro são mais fáceis.

Ponto para:

- quem conseguir não colocar meio tomate, meia cebola, na porta da geladeira.
- quem não lava frutas e verduras quando chega da feira e sim duas horas depois de refrigeradas.

E mil pontos para quem não oferece mel para crianças com menos de um ano.

Mel?

Dr. Bactéria avisou às mães que todo cuidado é pouco com esse rico alimento. Segundo ele, 8% da produção de mel é contaminada por uma bactéria chamada clostridium botulino. Os seres humanos desenvolvem anticorpos de defesa contra os microorganismos, mas somente após um ano de idade.
Muitas crianças morrem de causas não explicadas e alguns desses óbitos podem ser atribuídos ao mel”.

Uma das críticas mais severas feitas pelo professor Roberto foi com relação a experimentar e soprar a comida dos bebês
– que muita gente desavisada faz – e soprar velinhas de bolo de aniversário.
O aniversariante sopra e depois a mamãe oferece um pratinho de bactérias para os convidados.
Aconselho a adoção daqueles bolos gelados, embrulhados em papel alumínio
”.

As festas são ocasiões ideais para a proliferação de bactérias, porque os alimentos ficam expostos por tempo acima do considerado ideal. O bioquímico cita a maionese como uma das vilãs das intoxicações alimentares, principalmente as (maioneses) caseiras.
O perigo é maior para os donos das festas, que só têm tempo de comer os quitutes no dia seguinte. E ainda acham que é gostoso”.

Salmonela

Salmonelose é uma infecção causada pela bactéria chamada salmonela, que se desenvolve principalmente em alimentos crus. O risco de contraí-la em maionese caseira, portanto, é latente. A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia, febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção. Salmonelose geralmente dura entre quatro e sete dias, sendo que a maioria das pessoas se recupera sem necessidade de tratamento. Porém, em algumas pessoas, a diarréia pode ser tão forte que o paciente precisa ser hospitalizado.
A infecção por salmonela pode se espalhar dos intestinos para a corrente sanguínea, e daí para outras partes do corpo, podendo ser fatal caso a pessoa não seja tratada rapidamente com antibióticos.

Idosos, crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido têm mais probabilidade de desenvolverem casos graves de salmonelose.

Feira Solidária de Produtos Artesanais

"O dinheiro não traz felicidade, mas provoca uma sensação tão parecida que é necessário um especialista para verificar a diferença..." - Woody Allen

Ajuda-te – André Luiz

Sim, nas leis da reencarnação, quase todos nós, os filhos da Terra, temos o passado a resgatar, o presente a viver e o futuro a construir.

Lembremo-nos, assim, de que, nas concessões da Providência Divina, o nosso mais precioso lugar de trabalho chama-se “aqui” e o nosso melhor tempo chama-se “agora”.

Detenhamo-nos, por isso, na importância das horas de hoje.
Ontem, perturbação. Hoje, reequilíbrio.
Ontem, o poder transviado. Hoje, a subalternidade edificante.
Ontem, a ostentação. Hoje, o anonimato.
Ontem, a incompreensão. Hoje, o entendimento.
Ontem, o desperdício. Hoje, a parcimônia.
Ontem, a ociosidade. Hoje, a diligência.
Ontem, a sombra. Hoje, a luz.
Ontem, o arrependimento. Hoje, a reconstrução.
Ontem, a violência. Hoje, a harmonia.
Ontem, o ódio. Hoje, o amor.

Diz-nos a sabedoria de todos os tempos — “Ajuda-te que o Céu te ajudará” —, afirmativa sublime que nos permitimos parafrasear, acentuando: “Ajuda-te hoje, que o Céu te ajudará sempre”.

7ª Salão de Turismo de São Paulo


REGRAS SÃO REGRAS

Um casal recém casado vai viver em sua nova casa.
Ao entrar pela primeira vez na casa o homem diz:
- Se quer viver comigo as minhas regras são:
- Segundas e Terças à noite vou tomar café com os amigos;
- Quartas à noite cinema com o pessoal;
- Quintas, sextas à noite cerveja com os colegas;
- Sábados pescaria com a turma, retornando domingo pela manhã;
- E aos domingos deito cedo para descansar. Se quer... Quer... Se não quer... Azar!

Então a mulher responde:
- Pra mim só existe uma regra:
- Aqui em casa tem sexo todas as noites. Quem está, está. Quem não está... Azar.


Tudo na vida é relativo...

RACIOCINIO RÁPIDO

Pra testar o caráter de um novo empregado, o dono da empresa mandou colocar 500 reais a mais no salário dele. Passam-se os dias e o funcionário não relata nada. No mês seguinte, o dono faz o inverso: manda tirar 500 reais. No mesmo dia, o funcionário entra na sala pra falar com ele:
- Doutor, acho que houve um engano e me tiraram 500 reais do salário.
- É? Curioso que no mês passado eu coloquei 500 a mais e você não falou nada.
- É que um erro eu tolero, doutor, mas DOIS, eu acho um absurdo!

Tudo na vida é relativo...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rede de hotéis Othon dispõe de vagas



Rede de hotéis Othon dispõe de vagas em diversas áreas
14-08-2008

A rede de Hotéis Othon informa que está contratando profissionais, de várias especialidades, para suas unidades nacionais. São mais de 80 vagas para arrumadores, garçons e supervisores, entre outros.

Criada em 1943 por Othon Lynch Bezerra de Mello, a partir da expansão de seus negócios nas áreas têxtil e açucareira, com a denominação de Cia. Brasileira de Novos Hotéis, tornou-se a maior rede nacional de hotéis.

Em 2000, iniciou a ampliação de seu portfólio, fazendo a administração comercial de hotéis internacionais, pousadas e flats.

Atualmente, administra hotéis em várias regiões do Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e do mundo – Portugal, França, Estados Unidos, Argentina e Peru.

As diversas categorias levam os nomes Othon Palace, Othon Classic, Othon Travel, Othon Flats e Othon Pousadas.

Serviço:

Interessados devem acessar www.portalothon.com.br e, no link indicado, enviar seus currículos, além de preencher o formulário.

sábado, 16 de agosto de 2008

1° Festival de Música Instrumental


O 1° Festival de Música Instrumental de Guarulhos será um festival competitivo que oferecerá à músicos de todo o Brasil a oportunidade de mostrar seu trabalho para críticos, músicos, jornalistas, profissionais do mercado musical e para o grande público.

Idealizado e realizado pela Capucho Produções, o evento abre espaço para músicos de todo o Brasil, talentos que em outras condições se perderiam por falta de oportunidades, já que seu estilo musical não está inserido no eixo das grandes gravadoras, rádios e mídias de massa. 1° Festival de Música Instrumental de Guarulhos também tem o objetivo de valorizar o músico que em sua arte agrega elementos da cultura brasileira e que faz da sua música um instrumento de afirmação da nossa identidade cultural, além de manifestar sua originalidade na concepção musical.

O Festival também contará com apresentações de artistas convidados. Cada noite receberá um grande mestre da música instrumental brasileira.

O processo de seleção tem como primeira fase a análise do material enviado pelo artista. Uma comissão julgadora selecionará 20 participantes para a apresentação ao vivo da música escolhida para representar o compositor no Festival.

Serão duas noites de eliminatórias e uma final onde serão premiados os vencedores. Ser uma vitrine da produção de música instrumental de qualidade. Esta é a missão desse evento que contará com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Guarulhos.

Em abril de 2007 acontecerá o 1º Festival de Música Instrumental de Guarulhos realizado pela Capucho Produções com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e com o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Poderão ser inscritas músicas de todo o Brasil, desde que inéditas, com isso nosso objetivo é incentivar a criação e produção musical do nosso país e dar oportunidade a jovens talentos de terem suas obras conhecidas pelo grande público, assim como possibilitar que grandes músicos tenham suas obras reconhecidas.

Primeira Eliminatória: dia 19 de abril de 2007, a partir das 21h. Show de intervalo de Yamandú Costa Trio. Um dos maiores instrumentistas da atualidade, o jovem Yamandú Costa confirma e merece todos os elogios que recebe quando toca seu violão. Com sua música emociona o grande público e a crítica especializada. Visite o site http://www.yamandu.com.br/

Segunda Eliminatória: dia 20 de abril de 2007, a partir das 21h. Show de intervalo de Oswaldinho do Acordeon. Mestre em seu instrumento, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos maiores representantes da música instrumental e popular brasileira. Em sua carreira, além de ter trabalhado com os principais nomes da música nacional como Elba Ramalho, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Nara Leão, entre outros. Oswaldinho viajou o mundo com sua música, participando de diversos festivais internacionais como o Festival de Montreux. Visite o site http://www.oswaldinhodoacordeon.com/

Final: dia 21 de abril de 2007, a partir das 21h. Abertura: Big Band Conservatório. Show de intervalo da Banda Mantiqueira. Formada em 1991, por iniciativa do clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo, o Proveta, é integrada por músicos que sempre estiveram muito próximos a ele.

A BANDA MANTIQUEIRA ao longo desses 13 anos vem galgando reconhecimento e o respeito do público e da crítica, nacional e internacional e é uma das maiores expressões da música instrumental brasileira. Visite o site http://www.bandamantiqueira.com.br/.

REGULAMENTO
OBJETIVOS:
1) Incentivar a MPB;
2) Direcionar o interesse da população e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer;
3) Aprimorar e desenvolver a cultura musical, promovendo um intercâmbio artístico-cultural, altamente gratificante a todos os elementos geradores da Cultura;
4) Revelar novos talentos e dar reconhecimento a grandes músicos brasileiros.

DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO
• O concorrente deverá ser compositor na área de Música Instrumental Popular Brasileira.
• Será aceita a inscrição de concorrentes de todo o Brasil.• Não serão aceitas inscrições dos compositores que apresentarem mais de duas músicas de sua autoria para a competição.

1. As inscrições poderão ser efetuadas de 15 de janeiro a 20 de março de 2007.
a) As inscrições deverão ser feitas através da ficha de inscrição disponível no site do festival e enviadas pelo correio a Capucho Produções situada a Av. Pedroso de Moraes, 677 conj. 103 – CEP 05419-000 – São Paulo – SP e postadas até o dia 19 de março de 2007.

2. Cada concorrente poderá inscrever até 02 composições, mesmo em parceria.
É indispensável para a inscrição:
a) Uma cópia da ficha de inscrição disponível no web site impressa e datilografada, digitada ou preenchida em letra de forma;
§- A ficha de inscrição deverá ter todos os campos preenchidos a máquina ou em letra de forma legível, inclusive telefone para contato e quantidade de músicos acompanhantes;
b) Um CD com a música gravada na íntegra, precedida do nome da música, citada em voz clara e pausada. O CD não será devolvido (não serão aceitas outros tipos de gravação).
§- A qualidade técnica do CD deverá ser levada em consideração pelo concorrente, com a finalidade de dar à comissão julgadora condição adequada para uma avaliação justa.
c) Cópia do CPF e RG do participante;
d) As músicas deverão ser inéditas e originais;
§1 - Entende-se como música inédita àquela que não tenha sido divulgada publicamente no rádio, televisão ou em outras formas de espetáculos públicos, exceto festivais de competição, e como original, a que não contiver plágios, adaptações ou citações poéticas e musicais de obras de outros autores e compositores e que não tenha sido gravada com finalidade comercial;
§2- Serão consideradas inéditas também, músicas editadas em CDs, lançados no período de outubro de 2006 a abril de 2007;
§3- O desrespeito a tais proposições acarretará na desclassificação da música, seja qual for a etapa do Festival. O não ineditismo ou a ausência de originalidade, seja em relação à musica poderá ser objeto de denúncia por parte dos concorrentes, uma vez instruído o documento, com provas suficientes, até as 18h do dia da eliminatória.
e) Os concorrentes poderão participar com músicas classificadas em outros festivais;
§- Poderão participar musicas apresentadas em outros festivais mas desde que não tenham recebido premiação ou incluídas no CD do Festival;
f) As músicas deverão ser arranjadas para formação de, no máximo, 6 (seis) músicos (cada um com um instrumento).
3) O candidato selecionado deverá enviar o rider técnico com no mínimo 02 (duas) semanas de antecedência da data de sua apresentação que será publicado no site do Festival no dia 01 de abril de 2007.
4) O material de inscrição não será devolvido sob nenhuma hipótese.
5) Dentre as inscritas, serão selecionadas 20 (vinte) composições, escolhidas por uma Comissão de Triagem indicada pela Comissão Organizadora do Festival.
§ - O critério de avaliação privilegiará o compositor pela qualidade artística do conjunto da obra, considerando originalidade, arranjo e performance.
6) A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.

DAS ELIMINATÓRIAS

1) As eliminatórias serão realizadas nos dias 19 (10 músicas) e 20 de abril (10 músicas), das quais o júri escolherá 10 para a finalíssima do dia 21 de abril de 2007, resultado esse que será divulgado após a segunda eliminatória do evento no dia 20 de março de 2007.
2) Uma Comissão Julgadora, formada por músicos compositores/arranjadores e jornalistas com especialidade em crítica musical, escolherá as 10 (dez) músicas finalistas que voltarão a se apresentar no mesmo Teatro no terceiro e último dia do Festival.
3) Os concorrente e músicos participantes vencedores deverão enviar a produção do Festival, material para divulgação e publicação no site tais como: fotos, biografia/CV, release, CDs e demais documentos solicitados pela produção do Festival.

DA APRESENTAÇÃO
1) Cada músico poderá defender no MÁXIMO 02 (duas) músicas de apenas um compositor.2) As músicas classificadas poderão ser apresentadas pelos autores ou por pessoas que eles indicarem.
3) Os concorrentes terão direito a 20 minutos para a passagem de som no dia da apresentação da musica que será defendida por ele, obedecendo a ordem estabelecida pela organização do Festival.
4) A ordem de apresentação das músicas será decidida previamente pela comissão organizadora, obedecendo a critério artístico. Tal ordem, bem como a dos ensaios, não poderá ser alterada sob nenhuma hipótese.
5) Na final, a apresentação dos candidatos obedecerá a uma ordem, de acordo com o sorteio previamente realizado pela Comissão, às 19:00 horas.
6) Será observado rigoroso controle dos horários de ensaio das músicas, bem como das apresentações. O concorrente será cientificado do horário de ensaio e da apresentação dez dias antes da apresentação do mesmo. Tais prescrições também não poderão ser modificadas, exceto em caso de força maior ou caso fortuito, devidamente comprovados. O desrespeito a tais disposições poderá sujeitar os infratores à pena de desclassificação das respectivas músicas.

DAS PREMIAÇÕES
Será concedido para os concorrentes (artista e banda ou grupo) selecionados a premiação abaixo descrita a titulo de ajuda de custa conforme região onde o participante reside:R$2.000,00 (dois mil reais) – aos que residirem fora do estado de São PauloR$1.000,00 (um mil reais) – aos que residirem dentro do estado de São Paulo

DA PREMIAÇÃO FINAL1) Dentre as 10 músicas escolhidas para a final serão premiadas as melhores músicas e intérpretes, a critério da comissão julgadora conforme abaixo:

1º Lugar R$ 6.000,00 (seis mil reais) + troféu
2º Lugar R$ 3.000,00 (três mil reais) + troféu
Melhor Arranjo R$ 1.000,00 + troféu
Melhor Instrumentista R$ 1.000,00 + troféu
Aclamação Popular R$ 1.000,00 + troféu

DO JÚRI
1) A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficará a cargo do júri, composto por membros escolhidos pela Comissão Organizadora, sendo eles músicos e conhecedores de musica e possuidores de currículo indiscutível, e portanto aptos a avaliarem e julgarem as musicas concorrentes.
2) As decisões do júri uma vez comunicadas à Comissão Organizadora serão irrecorríveis.

DAS OBRIGAÇÕES DA CAPPUCHO PRODUÇÕES

A Capucho Produções compromete-se a:
1) Formar as comissões julgadoras e apresentar a elas o regulamento do 1º Festival de Musica Instrumental de Guarulhos;
2) Divulgar na mídia todas as etapas do Festival;
3) Pagar os valores devidos a cada participante e referente a premiação dada aos selecionados a título de ajuda de custo no dia da apresentação dos mesmos.
4) Entregar a premiação (troféu e cheque-prêmio) para cada compositor e/ou participante premiado em uma das categorias, no dia do resultado final;
5) Fornecer, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarulhos, condições ideais para a apresentação dos concorrentes:
Teatro apropriado;
Som e operador;
Iluminador;
Folder e programa do show;
Divulgação nos meios de comunicação.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1) A Comissão Organizadora poderá suspender o Festival, sem que isso caiba a qualquer participante o direito de reclamação.
2) Não haverá empate em nenhuma das premiações.
3) A Comissão Organizadora não se responsabilizará pela hospedagem dos compositores e grupos concorrentes, entretanto, coloca à disposição dos interessados o endereço e telefone dos hotéis da cidade:

Guaru Plaza Hotel Av. Dr. Emílio Ribas, 189 Centro Guarulhos/SP CEP 07020-010 Tel.: 11 6468-9502 Fax: 11 6409-6856 guaruplazahotel@terra.com.br

Mônaco Convention & Hotel Rua Dr. Diogo de Farias,137 Centro Guarulhos/SP CEP: 07110-090 Tel.:11 6463-7222 Fax:11 6440-6663 reservas@monacohoteis.com.br http://www.monacohoteis.com.br/

Hotel Le Canard Guarulhos Av. Salgado Filho, 1200 Jardim Maia Guarulhos/SP Tel. 11 6408-9988 www.lecanardguarulhos.com.br lecanard@lecanardguarulhos.com.br

4) A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, excluir do Festival a música cujos participantes não observarem as disposições e contrariarem as normas da organização do evento.
5) Os autores das músicas finalistas e seus intérpretes autorizam, desde já, a cessão dos direitos autorais e de gravação das respectivas composições para efeito de gravação do CD e/ou DVD do Festival, valendo inclusive para coletâneas porventura lançadas pela produção do Festival.
6) Os autores das músicas finalistas, bem como os intérpretes e músicos executantes da gravação enviada para inscrição no Festival, autorizam a sua inclusão no site do festival, possibilitando a audição da música mesmo antes ou depois do evento.
7) A simples inscrição da música no 1º FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL DE GUARULHOS, pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento.
8) Os casos omissos ou não esclarecidos neste regulamento, serão objeto de deliberação da Comissão Organizadora.
9) Toda e qualquer informação sobre o Festival, programação, regulamento, ficha de inscrição, selecionados, etc., será baseada no conteúdo publicado no site http://www.guarulhosinstrumental.com.br/index.cfm.
Quaisquer dúvidas deverão ser esclarecidas também através do mesmo endereço eletrônico.
10) As decisões tomadas pela Comissão Organizadora são irrevogáveis e irrecorríveis, não cabendo qualquer tipo de recurso.