terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Àgua Azul - Atrativo turístico



Água Azul terá parque aquático com lago natural e brinquedos infantis
A Prefeitura de Guarulhos tem uma boa notícia para os banhistas que costumam frequentar a lagoa do bairro Água Azul: o local vai ganhar um complexo aquático com mais de 52 mil metros quadrados. O balneário terá delimitação de áreas seguras para nadar, pavimentação, playgrond, jatos d’água no chão, bicicletário, pistas para caminhada, decks, piscina infantil, áreas de estar com mesas e bancos, locais para piquenique, quiosques com churrasqueiras, ciclovias, jardins flutuantes, brinquedos aquáticos, iluminação, nova vegetação nas margens da lagoa, passarelas de madeira, posto salva-vidas, área de alimentação, paisagismo, cascata, equipamentos de ginástica e outros.

Cerca de 20 profissionais já estão trabalhando a todo vapor na construção de um casarão onde vão funcionar diversos serviços e suportes do parque aquático. A edificação de aproximadamente 330 metros quadrados vai abrigar um Centro de Educação Ambiental (CEA), três salas para realização de cursos e oficinas, uma sala de computadores, uma sala multiuso, uma sala de administração, além de depósito, copa e sanitários.

Segundo a consultora do projeto e arquiteta da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Daniela Ramalho, a implantação do balneário vai trazer benefícios para a população e para o meio ambiente. “Além da geração de renda estimulada pelo novo pólo de turismo, o parque vai contribuir para a preservação das águas, da fauna e da vegetação nativa”, ressaltou.

O projeto foi concluído depois de um ano e meio de planejamento de mais de 30 profissionais das Secretarias de Obras, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e do Saae, além da própria comunidade que participou deixando suas sugestões nas urnas. A Prefeitura também está negociando o tratamento e despoluição das águas.

Serviço:
O Balneário será na avenida Guanabara, s/n°, no bairro Água Azul em Guarulhos.




Vista da serra de Itaberaba a partirdo morro do Nhangussu.

Guarulhos é um município localizado na região metropolitana de São Paulo. É o segundo município mais populoso do estado.

Foi fundada em 8 de dezembro de 1560, no aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Teve sua origem como um elemento de defesa por se temer um ataque Tamoio ao povoado de São Paulo de Piratininga.

Dessa forma por fazer divisa com a capital paulista, tendo como limites os rios Tietê a leste e Cabuçu ao norte, era um ponto estratégico. Na mesma época que se fundava Guarulhos, nascia também a vila São Miguel, com o mesmo propósito, vila esta conhecida hoje como Bairro São Miguel Paulista.



Em 1880, Guarulhos se emancipa de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, adotando o nome atual em 6 de novembro de 1906.

O início do século XX foi marcado pela chegada da Estrada de Ferro, da energia elétrica (Light & Power), dos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias de atividades comerciais e dos serviços de transporte de passageiros.

Na anos 30 foram marcados pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista.

Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. E nessa década chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.

Origem do nome
Segundo alguns, o nome da cidade decorre dos indígenas que habitavam a região. O aldeamento dos Índios Guaru da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "Peixe Barrigudo", porém recentes estudos indicam que os índios que habitavam a região eram na verdade "Maromomis" do tronco etno-linguístico "Macro-Gê".

Economia
Guarulhos é a 10ª cidade mais rica do Brasil, e representa 1,01 % de todo PIB brasileiro. Com um diversificado setor comercial a cidade apresenta quatro grandes centros de compras.

- O Shopping Internacional possui o maior parque indoor do Brasil, com mais de 10.000m² (mais de 300 lojas e 15 salas de cinema). É o 9° maior Shopping do Brasil, localizado às margens da Dutra;

- O recente Shopping Bonsucesso, localizado próximo a Dutra, contudo no extremo leste da cidade, com mais de 150 lojas se apresenta-se como o segundo maior centro de compras da cidade, contando com ampla gama de lojas e 6 salas de cinema;

- Poli Shopping, com mais de 60 lojas está localizado na região central da cidade, onde dispõe da localização como diferencial perante os outros;

- A cidade também conta com o chamado Aeroshopping, uma vez que o próprio aeroporto transformou-se em um grande centro de compras.

Contudo há diversos mini shoppings espalhados pelo Centro, pelo bairro do Cecap e Jardim Presidente Dutra. Na área de autoshoppings a cidade dispõe de um representante, o Autoshopping recém inaugurado na margem oposta da Dutra (quando comparado ao Internacional Shopping).

Existe na cidade a reserva estadual da cantareira ou Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçú) com 2.550 hectares, a fazenda de Itaverava, algumas áreas localizadas na Tapera Grande, além de pequenos redutos de Mata existentes na cidade, Bosque Maia, Parque Júlio Fracalanza, Aeroporto Internacional, entre outros, preservados pela Legislação de Proteção Permanente.

O Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como Reserva Biológica, também considerado como área de preservação permanente.

A cidade conta com teatros como o Teatro Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Teatro Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).

A maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock Mamonas Assassinas. E a cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfonica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos.

A cidade de Guarulhos conta com universidades como a Universidade Guarulhos (UnG; que originou-se dos Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito, fundado em 1970.), Unimesp (originária das Faculdades Integradas de Guarulhos, fundada em 1969), a Faculdade de Tecnologia de Guarulhos FATEC. Além disso a cidade conta com as seguintes Instituições de Ensino Superior Faculdades Integradas Torricelli, Eniac, ESPA-Escola Superior Paulista de Administração (Faculdade de Negócios de Guarulhos), Facig, Faculdade IDEPE e FaG - Faculdades de Guarulhos, além de contar com um unidade semi-presencial da Universidade Metodista de São Paulo (localizada nas dependências do Shopping Bonsucesso) e uma Unidade Descentralizada de Ensino do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo). O CEFET de Guarulhos ministrará a partir do 2º semestre de 2008 os cursos técnicos em Manutenção e Suporte de Informática e Automação Industrial e ainda cursos de nível superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o periodo Noturno e para o Diurno superior em Licenciatura em Matemática. E a partir de 2007, o Campus de Filosofia e Ciências Humanas da Unifesp assim o município possui a única universidade pública da Região do Alto Tietê.