quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Empresária de Guarulhos é finalista do Prêmio Mulher de Negócios 2008



Em 2007 uma empresária da região abrangida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos foi finalista do Prêmio Mulher de Negócios. Por meio da divulgação do prêmio entre as mulheres empreendedoras e do relato de experiência de Terezinha Dotto, sobre sua participação na edição anterior, a entidade pretende ampliar o número de participantes da região para a edição de 2008. As inscrições para o prêmio já estão abertas e prosseguem até o dia 15 de setembro.

Em evento realizado no auditório da Escola Superior Paulista de Administração (ESPA), no dia 3 de setembro, Tamara Queiroz, coordenadora estadual do prêmio, fez uma palestra de apresentação a um público de cerca de 80 pessoas, destacando a importância para mulheres empreendedoras: "Concorrer a este prêmio é uma oportunidade de reconhecimento pelo trabalho do empresariado feminino. Além disso, trata-se do único no Brasil a valorizar a história não só profissional, mas de vida dessas mulheres", explicou.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), a Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW-Brasil) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, criado com o intuito de valorizar a força empresarial das mulheres que se destacam não apenas como empresárias à frente de negócios de sucesso, mas também como pessoas que enfrentaram e superaram grandes obstáculos em sua vida pessoal.

Nas categorias "Micro e Pequena Empresa" e "Negócios Coletivos", o Prêmio Mulher de Negócios acontece em três etapas: Estadual, Regional e Nacional. Vinte candidatas participarão como finalistas do prêmio em março de 2009, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Duas sairão como as vencedoras e ganharão uma viagem internacional de dez dias a um centro de empreendedorismo.

Segundo a coordenadora nacional do Mulher de Negócios, Maria Del Carmen, o prêmio evolui a cada edição e repercute com mais intensidade em seu público-alvo. Na primeira edição, em 2004, houve 700 inscrições. Em 2007, foram 2.187. "Em 2008, esperamos superar essa meta", conta Maria Del Carmen.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br ou nos pontos de atendimento do Sebrae em todo o Brasil. As candidatas dispõem de até 100 linhas para contar sua história pessoal e profissional. As candidatas que preferirem, podem levar a ficha de inscrição para casa, preenchê-la e depois enviar o material pelos Correios para o Sebrae de seu estado.

Maria Del Carmen reforça que o objetivo é reconhecer uma trajetória de vida, uma experiência de uma mulher que venceu grandes desafios e criou um negócio de sucesso. As duas melhores histórias serão premiadas, mas todas as finalistas acumulam novos conhecimentos pela participação.

Exemplo de sucesso

Na edição de 2007, a empreendedora Terezinha Dotto, do Buffet Paris, de Guarulhos, esteve entre as dez finalistas da etapa paulista do Prêmio Mulher de Negócios, que reuniu 34 mulheres. Mas esta não foi a primeira vez que concorreu ao prêmio. Em 2006, a empreendedora também enviou a sua história, mas não foi selecionada. Neste ano, Terezinha deseja ir além: "quero ser uma das finalistas da etapa nacional".

A empreendedora diz que não conquistou esta vitória sozinha. "Os profissionais do Sebrae-SP em Guarulhos me deram todo o apoio, me mostraram exemplos, que me serviram de inspiração", afirma. De acordo com Terezinha, esta parceria com a instituição é antiga: "Em 2001, quando passava por muitas dificuldades e buscava a profissionalização das minhas atividades, participei do Empretec e continuei em contato com o Sebrae-SP e com os empretecos", conta.

Sendo assim, depois do Seminário Empretec, a vida da empreendedora mudou. Ela reformou a fachada do Buffet Paris, ampliou o salão, aprendeu a delegar funções e contratou mais funcionários. "Quando todo o trabalho era concentrado em mim, eu não tinha tempo para nada. Agora, consigo aumentar minha rede de contatos, participar de reuniões com empresários e de cursos", afirma. Além disso, descobriu a importância de saber aproveitar as oportunidades, continuou investindo no aperfeiçoamento das suas habilidades e na qualidade dos seus produtos e serviços.

No começo deste ano, participou do Programa Alimento Seguro (PAS) e pode adquirir mais informações sobre a melhor forma de manipular e estocar alimentos. E não parou por aí. Ela também investiu em tecnologia e em comunicação em rede, por meio do site da empresa, melhorou processos internos, investiu na valorização dos funcionários, implantou pesquisas com clientes, o que permitiu estabelecer um plano de marketing para Buffet Paris e implantar melhorias nos produtos e serviços.

Hoje o Buffet Paris possui um alto padrão de qualidade, um cardápio que pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente, uma equipe bem treinada e satisfeita com o seu trabalho e um baixo índice de reclamação sobre os serviços prestados. Terezinha quer mais. Está reformulando o site e a logomarca da empresa e em breve quer fundar o Grupo Paris, composto pelo Paris Buffet, que organiza festas, o Paris Eventos, direcionado a eventos corporativos, e o Paris Formaturas, que organizará festas e bailes.

Atendimento a imprensa:
Andreoli/Manning, Selvage & Lee a serviço do Sebrae-SP
Escritórios Regionais São José dos Campos, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Guarulhos
Fátima Gamallo Mtb 15928 e Mariana Ianishi Mtb 42806
Assessoras de Comunicação
Tel:(55 12) 3204-8722 Cel: (55 12) 9149-9005
E-mail: fatima.gamallo@andreolimsl.com.br / mariana@vistaagcom.com.br

Nenhum comentário: