sábado, 6 de setembro de 2008

Projeto Cabuçu



A Ong Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fruto da consolidação do Projeto Cabuçu, projeto que leva o nome de sua área de atuação. Institucionalizada em 2005, a Ong Projeto Cabuçu tem com objetivo, servir de elo entre a informação e o conhecimento que geram soluções sócio-ambientais (visões técnica, acadêmica e institucional) e a comunidade envolvida e organizada (saber ambiental local), assim como estimular uma visão crítica acerca dos seus problemas e mostrar sua capacidade em propor soluções possíveis para a melhoria da sua própria qualidade de vida.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a integração entre a comunidade vizinha ao Núcleo Cabuçu, do Parque Estadual da Cantareira (P.E.C), a área de conservação, desenvolvendo o pensamento crítico da população acerca dos próprios problemas, suas causas e a relação interdisciplinar (ambiental, social e econômica) entre elas, podendo assim, buscar soluções práticas que auxiliem no início do tão almejado processo de Desenvolvimento Sustentável. Além de fazer com que a população perceba a importância da existência e conservação do Parque.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ambientais:

Garantia da conservação do meio-ambiente, tanto do Núcleo Cabuçu, do Parque Estadual da Cantareira, quanto da comunidade residente em sua região;

Mitigação da dicotomia entre Homem e Natureza, através de maior integração entre a população e o meio-ambiente onde vive.

Sociais:

Inserção da comunidade no processo de desenvolvimento turístico ocasionado pela implantação da área de visitação do Núcleo Cabuçu, do Parque Estadual da Cantareira;

Resgate da cidadania da população residente no entorno do Núcleo Cabuçu;

Elevação dos níveis de qualidade de vida da comunidade. Geração de lideranças comunitárias, orgânicas ao processo de OS, ou seja, identificadas com a proposta e capazes de conduzi-lo com autonomia.

Econômicos:

Geração de trabalho e renda à comunidade da região;

Geração de economia de dinheiro e outros recursos como água, energia, lixo, etc., entre outras alterações nos hábitos;

Inserção da comunidade no processo de desenvolvimento econômico alavancado pela implantação.

Com a consolidação do processo do Projeto Cabuçu em uma organização não-governamental, o planejamento estratégico orienta, como linhas de atuação, para o fomento e consolidação do Turismo de Base Comunitária na região do Cabuçu bem como para o fomento e gestão da APA(Área de Proteção Ambiental) Cabuçu – Tanque Grande.

Para o Turismo de Base Comunitária a ONG Projeto Cabuçu de Desenvolvimento Local atua como entidade animadora do processo da Rede de Turismo de Base Comunitária da Região do Cabuçu que articula com diversos parceiros a realização dos projetos em comum.

Compõem essa rede realizando formação e capacitação de jovens, a Reserva da Biosfera (através do Programa de Jovens) e a Prefeitura Municipal de Guarulhos (com o Programa Oportunidade ao Jovem). As instituições de ensino superior, UNIMESP, Universidade Guarulhos e Faculdade Idepe dentro dos projetos de pesquisa científica e acadêmica. O Sebrae-SP com orientações e capacitações em empreendedorismo comunitário para os núcleos produtivos turísticos da região.

A Fundação S.O.S. Mata Atlântica, a Caixa Econômica Federal e o Convention Visitors & Bureau de Guarulhos com apoios e participações ainda pontuais. Os conselhos participativos: COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Fórum da Agenda 21 de Guarulhos, e UNICIDADES (uma agência de desenvolvimento para os municípios que margeiam a Rodovia Fernão Dias). E as entidades locais, como as associações de moradores, as entidades religiosas e instituições de ensino local.

Nenhum comentário: