sexta-feira, 27 de março de 2009

CONISESA


Os prefeitos e secretários de saúde de 13 municípios da região assinaram na manhã desta terça-feira, 17, termo de adesão ao CONISESA (Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre Serras e Águas). De acordo com o Prefeito João Afonso Sólis, Jango, o CONISESA existe apenas juridicamente, e no momento quatro cidades participam.
“As cinco cidades Jarinu, Joanópolis, Morungaba , Tuiuti e Vargem, firmaram o consórcio para buscar recursos dos governos do Estado e Federal, objetivando a implantação do PSF (Programa Saúde da Família). Bragança já tem o programa, então poderá destinar as verbas em outros setores da saúde pública. Isso levando em consideração que a adesão de mais 12 município aumenta a força do consócio”, explicou Jango.

O secretário Municipal de Saúde, Márcio Villaça, ao final da reunião, adiantou que a sede do consórcio ficará em Bragança Paulista, para tanto ele indicou para aprovação o prédio em frente ao Terminal Rodoviário, à Avenida dos Imigrantes. “Esta é uma sugestão nossa, o prédio é de fácil acesso, amplo e pode muito bem servir ao nosso propósito, ser a sede do CONISESA”, argumentou.

Após as assinaturas Jango agradeceu a presença e a adesão dos representantes dos municípios ao consórcio e finalizou com um comentário sobre a importância das adesões. “Hoje foi um dia importante para a população de Bragança e Região que se utilizam dos serviços públicos de saúde. Os recursos advindos do consórcio nos darão a oportunidade de sanar os atuais problemas e prever outros que devido ao crescimento populacional possam surgir”, concluiu.

O prefeito de Atibaia. Dr Denig, recebeu segunda-feira, no Palácio Jerônimo de Camargo, prefeitos e representantes de onze municípios da região. Eles discutiram a entrada de novas cidades no Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre Serras e Águas – Conisesa.

O consórcio permite que os municípios gastem menos recursos com exames e na compra de equipamentos, já que os custos podem ser compartilhados entre as prefeituras consorciadas. Atibaia, Bragança Paulista e Piracaia devem integrar o Conisesa em breve. A entrada no consórcio depende da aprovação da Câmara dos vereadores.

Atualmente Jarinu, Joanópolis, Morungaba, Tuiuti e Vargem fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde entre Serras e Águas.

No encontro estiveram presentes os vereadores José Paulo Teixeira e Ubiratan Fernandes de Oliveira.

Os vereadores Dr. José Paulo Teixeira e Dr. Ubiratan Fernandes de Oliveira apresentaram na sessão ordinária da última segunda-feira, 16 de março, a Indicação nº 322/09, que sugere a participação de Atibaia no Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre Serras e Águas (Conisesa). Segundo os vereadores, a medida possibilitará ao município uma assistência à saúde de forma ágil, desburocratizada e econômica.

“Recebemos a visita de representantes de oito cidades da região no gabinete do prefeito Denig para discutir o assunto. Ele se interessou pelo consórcio, que é mais uma ferramenta para trazer o acesso à saúde para as pessoas”, afirmou o vereador Dr. José Paulo durante a sessão. “Marcamos para 4 de maio uma nova reunião para dar andamento a essa questão”.

“A saúde é deficitária na região toda, não só em Atibaia. O consórcio é uma tentativa de anos anteriores que ainda não deu certo por problemas políticos”, explicou o vereador Dr. Ubiratan. “Hoje, já tivemos um avanço muito grande e o consórcio será um instrumento para que a saúde tenha resolutividade”.

A Lei Complementar nº 545, aprovada em novembro de 2007, já autoriza o Poder Executivo a participar do Conisesa. Um dos itens da legislação permite ao prefeito encaminhar diretamente ao consórcio recursos recebidos do Estado e da União destinados à saúde.

Nenhum comentário: