sexta-feira, 27 de março de 2009

Pedra Bela

Pedra Bela é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º47'35" sul e a uma longitude 46º26'35" oeste, estando a uma altitude de 1120 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.849 habitantes. Possui uma área de 157,62 km².

O povoado que deu origem à cidade tinha como denominação de Santa Cruz do Feital e foi fundada por José Antonio de Oliveira, no ano de 1869, integrando o apogeu paulista do ciclo do café. Em 1929 o povoado tornou-se Distrito de Bragança Paulista e em 1930 foi elevado à categoria de Vila. Em 1945 o nome da Vila da Pedra Grande, foi alterado para Pedra Bela. A emancipação político-administrativa deu-se em janeiro de 1964, sendo José Bueno de Miranda o primeiro prefeito do Município. Pedra Bela faz jus ao nome, pois é muito valorizada pelos recursos naturais: a paisagem, o clima, a flora, as cachoeiras e riachos. Um dos pontos turísticos de Pedra Bela é a pedra do Santuário. Existem várias cachoeiras e lindos riachos ao redor da cidade.

Domingo, 4out2009. Missão: Descer a maior tiroleza do mundo, 1.900 m de extensão, velocidade depende do vento e peso da pessoa. Agradecimentos a Lili, Dea pelos vídeos e tambem o Alexandre que organiza a Tirolesa na cidade.

ATA DA REUNIÃO DO GRUPO GESTOR DO CIRCUITO DO CIRCUITO ENTRE SERRAS E ÁGUA
DIA: 05/03/08- Às 17 horas.
LOCAL: Câmara Municipal de Pedra Bela
PRESENTES: Representantes dos municípios, conforme mencionado no corpo da ata.

PAUTA: Participação nas Feiras/08, Principais Projetos Regionais e Municipais para encaminhamento junto Conselho Regional de Turismo, Secretaria Estadual e Ministério de Turismo.

Aos cinco dias do mês de março de 2008 às 17horas, na Câmara Municipal de Pedra Bela, reuniram-se os representantes dos seguintes municípios: Vargem, Guarulhos, Pinhalzinho, Jarinu, Nazaré Paulista, Pedra Bela e Piracaia, a Srª Josefa Leôncio, Coordenadora da Câmara Temática de Turismo da UNICIDADES, inicia a reunião fazendo um breve relato sobre as principais feiras de Turismo em 2008, ficando a critério do Grupo deliberar de quais irão participar, após várias observações e análise das feiras e dos objetivos de participamos, se deveríamos participar sem o Circuito está devidamente formatado foi aprovado que estaremos viabilizando a participação nas seguintes feiras: Salão São Paulo e Salão Roteiros do Brasil, verificar também a possibilidade de otimizar melhor o espaço reservado aos produtores rurais na Festa de Peão de Bragança Paulista, de 19 a 28 de abril, para divulgação dos atrativos de nosso Circuito, sendo abordado a necessidade de elaborarmos um folder destacando atrativos turísticos e eventos regionais, é destacado também a possibilidade de trabalharmos um Banner do Circuito e principalmente fazermos alguns contatos com empresas que poderão criar uma logomarca para o Circuito Entre Serras e Águas, e que devemos também pensar num vídeo institucional do Circuito. Em seguida a Srª Josefa, fala que estará viabilizando uma Capacitação na área de Cerimonial e Eventos para o grupo Gestor. Passando para o item Projetos Regionais e Municipais, o grupo é informado que através da UNICIDADES, estará vindo uma profissional especializada na elaboração de projetos, trata-se da Srª Luci Solci, que é associada da Agência de Desenvolvimento Regional e estará sendo convidada para ajudar na elaboração de projetos do Circuito para encaminhamento ao Conselho Regional de Turismo, Conselho Estadual e conseqüentemente ao Ministério de Turismo. Em seguida o Sr. Filipe Cunha apresenta a proposta de projeto “Esqui na Grama” , destacando a grandeza de implantarmos um lazer regional, com visibilidade nacional e internacional, todos aprovam a proposta, fica estabelecido que o Sr. Filipe estará entrando em contato com a Srª Luci para adequação do projeto e posterior encaminhamento aos Órgãos competentes. Em seguida a Srª Josefa informa que ainda no mês de março estará sendo encaminhado a todos o Boletim Eletrônico da UNICIDADES e pede que quem tiver material de seus municípios para divulgação favor encaminhar para a Jornalista responsável, Srª Andréa Grunewald, no e-mail andreagrunewal@yahoo.com.br, conclui dizendo que o Boletim será mensal e estará aberto para divulgação de projetos, eventos e ações da UNICIDADES. Ficando informado a todos que nosso próximo encontro acontecerá dia 02 de abril às 10 horas- na Secretaria de Educação de Pinhalzinho e nada mais havendo a tratar encerrou-se a reunião, da qual eu, Josefa Gonçalves de Santana Leôncio, lavrei a presente ata, que será encaminhada aos membros do Grupos Gestor.

Nenhum comentário: