quarta-feira, 16 de junho de 2010

Roteiro Turístico de Cervejarias Caseira



2ª Pitstop - Campos do Jordão/ SP - Baden-Baden (Skincariol)

3ª Pitstop - Cervejaria nacional Bamberg recebe três prêmios no prestigiado Australian Internacional Beer Awards 2010. Neste ano de 2010, mais de mil cervejas de 40 países

A Cervejaria Bamberg de Votorantim, SP, que participou do concurso pela primeira vez, foi a única do Brasil que recebeu premiação. São três merecidas medalhas: Prata para a Rauchbier na categoria Smoked Beer e Bronze para a Schwarzbier e a Munchen na categoria Dark Lager.

4ª Pitstop - A cervejaria será mais uma atração no roteiro turístico do interior do estado

A fábrica, construída em Holambra, no interior do estado, é a mais nova atração turística da cidade, contan-do com bar de fábrica e visitas monitoradas à área de produção.

A Cervejaria Schornstein já está com suas portas abertas para visitação do público. Além de oferecer aos pau-listas seis tipos de chopes produzidos de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, a cervejaria será mais uma atração no roteiro turístico do interior do estado, contando com um bar de fábrica e visitas monitoradas à área de produção.

A Cervejaria
Construída em Holambra, há cerca de 40 km de Campinas, a nova fábrica da Schornstein marca um importante passo rumo à conquista do mercado paulista pela cervejaria. Fundada em junho de 2006, em Pomerode, cidade do Vale do Itajaí (SC) colonizada por alemães, a Schornstein inicia agora o plano de expansão no estado de São Paulo que inclui, além da nova fábrica, ampliação dos pontos de vendas em bares e restaurantes da capital e do interior, serviços de delivery e bar de fábrica, o Schornstein Krug, que vem para somar à cultura cervejeira e ao roteiro gastronômico do interior paulista.

A Cervejaria Schornstein é nacionalmente conhecida pela qualidade de seu chope artesanal, fabricado segundo a Lei de Pureza Alemã de 1516 - que restringe os ingredientes dos chopes a cevada, lúpulo e água e garante qualidade ímpar à bebida. Entretanto, até bem pouco tempo, tais delícias alemãs, ainda que produzidas em terras brasileiras, estavam disponíveis somente ao paladar dos catarinenses e turistas que visitam a região.

Schornstein Krug
O Schornstein Krug, ou bar da Schornstein, traduzindo do holandês, possui o mesmo padrão do Schornstein Kneipe, bar da matriz de Pomerode (SC). O novíssimo Schornstein Krug conta com um cardá-pio de petiscos desenvolvidos especialmente para harmonização com os seis tipos de chopes da marca: Pilsen Natural, Pilsen Cristal, Bock, Weiss, Pale Ale e Imperial Stout.

OS CHOPES SCHORNSTEIN:
Schornstein Pilsen Natural - 4,5% Alc.
Produzido de maneira artesanal segundo as Leis de Pureza Alemã de 1516, o Schornstein Pilsen Natural tem um aspecto mais consistente e sabor caracterizado por um leve amargor e aroma. O estilo Pilsen é leve, sua-ve e refrescante. Entretanto, embora ótimo para o verão, o Schornstein Pilsen Natural vai muito bem o ano inteiro, acompanhado de pratos leves, como massas e saladas.
Schornstein Pilsen Cristal - 4,5% Alc.

Ideal para quem aprecia a leveza de um bom chope, o Schornstein Pilsen Cristal é resultado da filtração do S-chornstein Pilsen Natural para retirada de leveduras. Caracteriza-se pela suavidade do sabor e aspecto cristali-no, fruto de um processo artesanal de produção e do seguimento da Lei de Pureza Alemã de 1516. Pode ser degustado com pratos mais leves, pouco condimentados, com aromas e paladares mais definidos.

Schornstein Weiss - 5% Alc.
Seguindo a lei da Pureza Alemã, o Schornstein Weiss leva em sua receita 50% de malte de trigo alemão. Trata-se do tipo de chope mais consumido no Sul da Alemanha. Possui aroma marcante, sabor refrescante e colora-ção turva, ideal para ser consumido durante o ano todo. Pode ser saboreado com um belo prato de peixe bran-co empanado e legumes e pratos condimentados e apimentados, especialmente da cozinha Tailandesa e Mexicana.

Schornstein Bock - 7% Alc.
De cor escura e tons avermelhados, o Schornstein Bock possui um forte aroma de torrefação e leve adocicado, caracterizando um chope de baixa fermentação forte e encorpado produzido segundo a Lei da Pureza Alemã de 1516. Originário do norte da Alemanha, o chope do tipo Bock é ideal para ser apreciado no inverno. Nos dias de frio, harmoniza-se bem com um mousse de queijo com calda de goiabada quente. No entanto, pelos seus diversos sabores, é um chope que permite ousadia ao seu apreciador.

Scornstein Pale Ale - 5% Alc.
Resultado de um processo alta fermentação que pode durar de 03 a 04 semanas, o Schornstein Pale Ale se caracteriza como um chope de coloração cobre profunda, sabor frutado e forte aroma de malte e lúpulo. Produ-zido de acordo com a Lei da Pureza Alemã de 1516, esse clássico inglês harmoniza perfeitamente com frutos do mar e peixes mais gordurosos, com amargor pronunciado do chope suavizando a presença da gordura.

Schornstein Imperial Stout - 8% Alc.
O Schornstein Imperial Stout é produzido, seguindo a lei da Pureza Alemã de 1516, a partir de seis diferentes tipos de malte e dois tipos de lúpulo. Encorpado, o chope traz um blend de sensações, denotadas pelo amargor do lúpulo, a torrefação do malte e calor provocado pelo álcool. Esse tipo de chope confere ao mercado cervejei-ro um novo conceito de degustação, similar à do vinho. Harmoniza bem com queijos, carnes de caça, chocola-tes negros, melões e charutos.

6ª Pit stop

Nenhum comentário: