quinta-feira, 16 de abril de 2009

Atibaia - Turismo Rural


Atibaia quer ser uma das grandes referências do turismo rural no estado. Por isso, a cidade desenvolve mecanismos que possam fortalecer a atividade e torná-la, acima de tudo, mais uma ferramenta de atração de turismo e geração de emprego e renda no município. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo trabalha no fortalecimento do circuito de turismo rural, roteiro que prestigia fazendas produtoras de frutas, com belíssimas paisagens naturais e que oferecem, além da tradicional hospitalidade atibaiense, passeios à cavalo e a deliciosa comida do interior.

Estas ações fazem parte de um planejamento da Prefeitura que busca, de forma integrada, tornar o turismo no município uma atividade econômica sustentável, ou seja, que permita o desenvolvimento econômico e também a preservação ambiental, com a possibilidade de crescimento da atividade ao longo dos anos, garantindo, assim, a consolidação do setor como importante instrumento de geração de emprego e renda.

A aposta de Atibaia está na integração e articulação regional. Desde o final de 2007, a cidade integra o Circuito das Frutas, grupo importante de cidades (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) produtoras de frutas de caroço, como pêssego, nectarina, além de uva, morango, figo e goiaba, por exemplo. Pesquisadores apontam que 55% da uva niágara produzida no país está no Circuito das Frutas.

Diante deste cenário, Atibaia busca recursos e capacitação técnica para, principalmente, agregar valor à produção frutífera. O primeiro passo foi dado no ano passado, com o lançamento do projeto de Incubadora de Agronegócios, no Galpão de Agronegócios, localizado no bairro da Usina. No local, serão construídos 14 boxes individuais de 35 metros quadrados cada, auditório para 100 lugares, cozinha e câmara fria, praça de alimentação, espaço para o desenvolvimento do turismo rural e mezanino. Ao todo, serão investidos quase R$ 1,5 milhão com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

A incubadora de Agronegócios reunirá condições para o desenvolvimento de empresas relacionadas à fruticultura. Dados do Sebrae apontam que aproximadamente 56% das empresas fecham as portas antes de completar três anos. As incubadoras pretendem diminuir a taxa de mortalidade dos empreendimentos. Para isso, a maneira encontrada é oferecer, dentro de um mesmo espaço, salas individuais e de reuniões, infraestrutura de telefonia e dados, auditório, cozinha, recepção, estacionamento, entre outras áreas que variam de acordo como tipo de incubadora. As empresas incubadas compartilham toda a infraestrutura. Elas podem permanecer dentro da incubadora por um determinado período de tempo, prazo pré-estabelecido pela direção das incubadoras.

José Ruy Veloso Campos, diretor da Secretaria de Turismo da Prefeitura, acredita que o espaço será importantíssimo para o fortalecimento do turismo rural no município, porque permitirá a capacitação de pessoal para o setor. “O Galpão terá uma cozinha experimental e toda as condições para treinamento e capacitação”, explica.

Paralelamente, a Prefeitura articula parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, que realiza pesquisas de desenvolvimento de novos produtos, principalmente de alimentos. Por meio do Frutohtec, linha de pesquisa da entidade, o instituto buscará alternativas que possam agregar valor à produção de frutas.

Na próxima quarta-feira, dia 15, a Prefeitura e o Ital apresentam as perspectivas e objetivos do projeto, em um seminário que acontece no Fórum da Cidadania, a partir das 19h. Os pesquisadores do Ital, Luiz Madi, diretor do instituto, e Rogério Tochini abordarão os aspectos da parceria com a Prefeitura. “A intenção é o desenvolvimento de uma indústria em Atibaia que possa processar o que é produzido nas fazendas e sítios da região”, explica Edson Bayer, diretor de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Bayer explica que a área de pesquisas em tecnologia do Sebrae também oferecerá suporte à iniciativa.
Para o secretário de Agropecuária e Abastecimento de Atibaia, Humberto Rosente, a parceria com o Ital, em conjunto com as obras da Incubadora de Agronegócio, são perspectivas importantes para os produtores rurais do município. Ele explica que a Prefeitura já trabalha em alternativas que possam aumentar a lucratividade dos produtores de frutas. Como exemplo, cita o secretário, está o Programa de Produção Integrada do Morango (Pimo), pesquisa da Embrapa que busca a produção de morangos mais saudáveis por meio da redução do uso de agrotóxicos.

Ele destaca a importância da fruticultura para o município, que emprega, em média, cinco pessoas por hectare. “Atibaia possui aproximadamente 950 propriedades rurais que produzem frutas. Em 85% delas, a área é menor que 50 hectares. Por isso, precisamos encontrar ferramentas para aumentar a produtividade, melhorar a renda e, principalmente, mantê-los fixos no campo”, considera.

Para o diretor de Turismo da Prefeitura, José Ruy Veloso Campos, as ações em conjunto com os vários setores da Prefeitura favorecem o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo rural, já que permitirão o treinamento de pessoal, o oferecimento de novos produtos que serão consumidos também pelos turistas, a manutenção da área produtiva, e do próprio circuito rural de Atibaia. “É a consolidação do turismo no município”, explica.

Serviço

Seminário “Incubadora de Agroturismo - Tendências e Perspectivas”
Palestrantes: Dr. Luiz Madi – Diretor Geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e Rogério Tochini – pesquisador do ITAL
Local: Fórum da Cidadania
Data: 15/04 - 19h

Nenhum comentário: