

A criação do clube tem por objetivo a conscientização e sustentabilidade da arborização urbana, assim como incentivar o plantio de mudas ao longo da cidade e minimizar o vandalismo nas áreas verdes. Ele também visa melhorar a saúde dos moradores da cidade, diminuir a remoção de árvores nas áreas prioritárias e combater as ilhas de calor que são formadas ao longo do município. A Revista Novitá é uma das apoiadoras do projeto, em parceria com a secretaria.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Kise, destacou a importância das parcerias que estão sendo feitas na cidade em busca de melhorias no cenário ambiental. “Os resultados que serão obtidos com a realização desses projetos somente se tornam viáveis com a participação de empresas privadas e instituições de ensino”, disse Kise, se referindo a parceria da Universidade de Guarulhos (UnG) na criação do Programa Ilhas Verdes (PIV), iniciado em 2008 com o intuito de combater o aquecimento global com medidas emergenciais de arborização em bairros da cidade.
Os membros do grupo receberão mensalmente um boletim via internet com informações do programa, como plantios, produção de mudas, parceiros e ações desenvolvidas e, ainda poderão propor ações e atividades com a participação do PIV. Para se tornar integrante do clube, basta doar uma muda de árvore nativa. O diretor e biólogo da secretaria de Meio Ambiente, Fábio Roberto Vieira destacou a responsabilidade dos membros do clube. “Cada integrante do Clube da Árvore será um agente sócio-ambiental multiplicador, orientando e recrutando cada vez mais pessoas interessadas em contribuir para uma cidade melhor arborizada”, afirmou Vieira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário